sábado, 6 de fevereiro de 2010

Pilates


Joseph Pilates (1880-1967) foi um alemão que sofria de raquitismo, asma e febre reumática em criança, começou a interessar-se pela anatomia, fisiologia humana e pelos fundamentos da medicina oriental. O objectivo que tinha em mente era não passar o resto dos seus dias numa cadeira de rodas, então desenvolveu 500 exercícios para o ajudarem a levar uma vida longa e sã.

Há quem diga que Pilates "é um conjunto de exercícios controlados, pausados e metódicos, através dos quais se exercitam todos os músculos do corpo. Proporciona elasticidade e flexibilidade (possibilita movimentos mais harmoniosos), define e tonifica o corpo e ajuda-nos a conhecê-lo melhor."



Existem muitos exercícios de pilates, eu começei por experimentar alguns deles, que considero mais simples, visto estar a fazê-lo sozinha, com ajuda de documentação e informação. De momento não estou a utilizar qualquer tipo de equipamento para fazer estes exercícios, coloco um CD com musica relaxante, e faço os exercícios calmamente, as minhas sessões são de cerca de uma hora, mas podemos optar por menos dependo do que se pretenda fazer.



Os equipamentos utilizados em pilates são muito simples, um colchão de ginásio e uma bola insuflável que pode ser adquirida em qualquer loja de artigos de desporto. Inicialmente sou da opinião que devemos começar a fazer exercícios mais fáceis, principalmente quando o fazemos sozinhos para não corrermos o risco de provocarmos alguma lesão muscular, devido a más posturas ou a exercícios realizados incorrectamente.



Eu vou ser sincera, não gosto muito de fazer exercício físico, mas adorei fazer Pilates. No fim do exercício sinto que trabalhei os meus musculos todos, sinto um bem estar fisico (apesar da dor) e mais importante um bem estar interior.



Deixo aqui um video com exercícios para poderem ver como é Pilates e quem sabe experimentarem.




12 comentários:

Hévi ! disse...

Nossa Patty
Que interessante...
Sou uma futura enfermeira totalmente preguiçosa, pode?
Mas achei muito bacana os exercicios, vou levar esse seu post a sério e vou tentar fazer os mais simples
Ótima dica
Beijinhos e boa semana

Joana disse...

ora aqui está uma coisa daquelas que ando mortinha por experimentar! :)

Olhos Dourados disse...

Interessante!

Brown Eyes disse...

Patty foi bom teres colocado o vídeo para se saber que tipo de exercícios fazes. Eu fiz estes exercícios depois de ter o meu filho e não fazia a mínima ideia que era Pilates. Encontrei-os numa revista. São exercícios que se fazem bem sózinha e são excelentes principalmente para a barriga e pernas. Muito bom este teu post que me fez recordar e me incentivaram a voltar ao exercício. Eu sou apologista de que se pode fazer exercício em casa, sem gastar dinheiro, obtendo bons resultados. Obrigada pela ideia que tiveste. Beijinhos

Pinkk Candy disse...

parabéns por fazeres os exercícios sozinha e te auto-motivares!!!
já tinha ouvido falar de pilates, mas para fazer sozinha em casa, hummm, nessas coisas preciso de ser puxada, teria de ser numa aula.
por isso admiro quem consiga se auto-motivar, quem me dera ser assim :)

xoxo

Olga Mendes disse...

Pilates, segundo a minha médica é o melhor exercício que se pode praticar a seguir natação. Este tem muitos beneficios principalmente corrigir a postura o que é um dos motivos pelos quais nós sofremos mais a nível de coluna e consequentemente outros problemas de saúde. Parabéns pela ideia mana. Nos ultimos 6 meses tenho feito exercício mais regular e sinto-me muito melhor.

Tilangtang disse...

hu

Naty Araújo disse...

Nooossa... deu até vontade de fazer exercícios, depois dessa rs.
Que delícia, querida!

Beijos.

Rui disse...

Finalmente consegui ver :):):)
O nome já nem me atrevo a dizer :).
Acho muito bem que "a malta" se exercite, não se deixem enferrujar, porque depois é mais difícil ficar em forma.
Eu enquanto puder também vou "malhando" , noutro tipo de pilates , mas tb mt bom, e sinto-me muito bem, por isso "dêem no duro" :)

Adeus , e continuação de bons Pilates :)
Bjs
RS

Cadinho RoCo disse...

Aqui onde moro a prática do Pilates se alastrou numa velocidade espantosa.
Cadinho RoCo

anf disse...

Admiravel, fazer os exercicos sozinha, o resultado final pretende-se que seja parecido com o ioga?
beijinho e obrigada pela partilha.

Margarida disse...

Patty
Descukpe só agora passar por aqui... Não tem dado mesmo.
Hoje voltei ao trabalho e deu um tempinho para passar por aqui.
Gostei muito de ler o que escreveu sobre a ginástica Pikates. A minha filha R...tem 17 anos e tem um desvio na coluna, com distorção da anca, costelas, joelhos, devido a ter hiperflexibilidade. Então está a ter aulas individuais de Pilates, com alguns exercicios feitos numa cama de Pilates fantástica, que faz trabalhar o corpo, com apoio total na repiração no diafragma. Ela está gostando muito e os resultados já estão à vista (e começou hà cerca de 1 mês - 2 vezes por semana).
Bjs